Gustavo Costa, obras para violão solo de Heitor Villa-Lobos - Recitais de Musica do Departamento de Música da FFCLRP- USP Ribeirão Preto
Quinta, 11 de Dez de 2025 - 19h
39º Recital – Gustavo Costa, violão
Obras para violão solo de Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Gustavo Costa é violonista premiado em concursos no Brasil, na França e em dois dos mais prestigiados certames internacionais da Espanha: o XXIV Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia e o XXXVII Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega. Apresenta-se em recitais no Brasil e no exterior e atuou como solista junto a diversas orquestras, entre elas: Sinfônica da USP (OSUSP), Sinfônica de Limeira (OSLI), USP-Filarmônica, Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), Orquestra Ciutat de Torrent, Orquestra de Molise, Sinfônica de Barra Mansa e Sinfônica de Piracicaba. Em 2011, foi agraciado com o Grammy Latino junto ao Brazilian Guitar Quartet, na categoria Melhor Álbum de Música Clássica. Com o mesmo grupo, realizou dezenas de concertos em quatro continentes, incluindo apresentações como solista com a Orquestra Petrobras Sinfônica e com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
Desde 2007, dedica-se ao ensino de violão e viola na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Em 2023, passou a integrar o Trio Brasileiro de Cordas, ao lado de André Micheletti (violoncelo) e Marcos Santos (violino), com o qual lançou, em 2025, dois álbuns: “As quatro estações portenhas”, de Piazzolla, e “Cinco miniaturas brasileiras”, de Villani-Côrtes.
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Suíte Popular Brasileira (1908-1912)
Mazurca-Choro
Schottish-Choro
Valsa-Choro
Gavota-Choro
Doze Estudos (1928) - à Andrés Segovia
Cinco Prelúdios (1940) - à Mindinha
Prelúdio Nr. 1 - Homenagem ao Sertanejo Brasileiro
Prelúdio Nr. 2 - Homenagem ao Malandro
Prelúdio Nr. 3 - Homenagem à Bach
Prelúdio Nr. 4 - Homenagem ao Índio Brasileiro
Prelúdio Nr. 5 - Homenagem à Vida Social
Choros Nr.1 (1920) - à Ernesto Nazaret