Programas

CADASTRO CULTURAL DA BSJ

Tem um projeto massa e quer apresentar pra gente? Faça o Cadastro no nosso formulário.

O cadastro é para conhecer e fazer cultura com a cidade, pensando em todas as linguagens artisticas seja teatro, artes circenses, artes plásticas e visuais, fotografia, música, culturas populares, regionais e periféricas, culturas de matrizes africanas, dança, artesanato, literatura, audiovisual, hip hop, grafite, patrimônio histórico, cultura sustentável, cultura lgtbqia+ e tudo mais que fizer sentido no ambito cultural.

Faça o cadastro aqui no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEMutrP33fFtnGXcyfak2YMhVrL2EOvBpuq_6-AxcD6o5Gkw/viewform

Em caso de dúvidas, sobre o cadastro, entrar em contato com a Programação através do e-mail: acervoeproducao@bsj.org.br ou através do telefone (16) 3323-7171.

PODCAST - BSJ CAST

BSJ Cast - A Biblioteca ao seu Alcance

BSJ Cast - O Podcast da Biblioteca Sinhá Junqueira, tem como objetivo trazer entrevistas, as programações, os livros, as HQ's do momento, muita Literatura, Arte e Cultura para todos, ampliando nossas ações e levando ao publico tudo que acontece no nosso espaço..

https://open.spotify.com/show/1tvJ8mSQ1BBKf5fvSaQc3y

PROGRAMAS PERMANENTES

EMPRÉSTIMO DE LIVROS: Você pode emprestar um livro por vez, durante catorze (14) dias e pode renovar por mais catorze (14) quando não houver fila de reserva/espera. Para fazer o cadastro, basta trazer um documento com foto e comprovante de residência, e para empréstimos, traga sempre um documento com foto. Não cobramos pelo serviço.

SALA DE ESTUDO: Disponibilizamos salas com mesas coletivas para estudo. As salas possuem tomadas e rede wi-fi. Acesso gratuito. Horário de atendimento: de terça à sexta, das 10h às 19h e sábados, das 9h às 18h.

COMPUTADORES: A Biblioteca oferece computadores para que você possa acessar a internet e realizar pesquisas, buscar informações de produtos e serviços e navegar nas redes sociais. Para usar, basta efetuar o seu cadastro na BSJ. Sujeito à lotação. Acesso gratuito. Respeite as políticas de uso e de convivência.

VISITAS MEDIADAS

Nas nossas visitas mediadas falamos sobre as histórias dos espaços, a história da Fundação Educandário e em todos os espaços temos placas com informativos

Par visitar a BSJ e saber a história da biblioteca, grupos e agendamentos é por e-mail: atendimento@bsj.org.br 

Em visitas abertas para o públicos (previamente divulgadas) são distribuídas senhas, 20 por sessão.

ESPAÇO INFANTIL

A BSJ oferece para o público um espaço totalmente dedicado as crianças e adolescentes, onde temos computadores, livros e video-games.

Na nossa programação, temos atividades como as contações de história, oficinas e clubinho de leitura. Com o objetivo de incentivar a apropriação da arte e da cultura, as ações acontecem ao longo do mês em parceria com outras instituições e artistas, reunindo forças para ampliar as possibilidades de acesso para crianças e adolescentes no campo da leitura e da cultura. Verifique os requisitos de cada evento nas redes sociais e também aqui no site. Acompanhe a programação cultural.

CLUBE DE LEITURA 'LENDO LUTO"

A BSJ tem um novo clube de leitura, que acontece todo o primeiro sábado do mês: Lendo Luto.

Você passou ou está passando por um luto? Já pensou em conversar sobre o tema? Sabia que a literatura está repleta de obras em que escritores falam sobre suas formas de vivenciar o luto? A literatura é uma das produções de subjetividade humana que pode nos ajudar a refletir, compreender e muitas vezes ressignificar o luto. 



Instagram: https://www.instagram.com/lendoluto/

Mediadores:

Ciro Monteiro

Bibliotecário e historiador. Sua primeira experiência com mediação de clubes de leitura foi na prisão, local onde trabalhou por 10 anos, o que possibilitou a escrita de sua tese sobre espaços de leitura na prisão. Interessado em temas relacionados a questões raciais, de gênero, luto, prisão, atletismo, etc. Apaixonado por corrida de rua, esporte que tem ajudado em seu processo de ressignificar os lutos.

Lorraine Fernandes

Psicóloga clínica. Sua primeira experiência com mediação de leitura foi na faculdade atrávés de um projeto de extensão para levar literatura para escolas públicas. Está também na mediação do Leia Mulheres Ribeirão Preto desde 2021. Interessada em temas relacionados ao feminino, autoestima, luto, finitude, entre outros. Faz parte dos grupos de maracatu Baque Mulher RP e Maracatu Navegante. Adora plantas e é iniciante na arte de crochetar.