Palestra- Kaza dy pretas: "Ser mãe, não ser mãe: amor, decisões, culpas e julgamentos. Como está o universo feminino na sociedade atual."
Sábado, 17 de Mai de 2025 - 17h30
Kaza dy Pretas – “Ser mãe, não ser mãe: amor, decisões, culpas e julgamentos. Como está o universo feminino na sociedade atual.
· O que é: Roda de conversas sobre o universo feminino e a decisão de ser mãe ou não ser mãe. Perspectivas de mulheres com suas vivências entre maternar ou por decisão não se tornarem mães.
· Quem faz: 2 mediadoras da kaza dy Pretas: representada por:
· Glaucia Brito: idealizadora do Projeto Kaza dy Pretas, secretária, afroempreendedora, capoeirista, Conselheira do Comdepir – Conselho Muncipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial de Ribeirão Preto e uma das embaixadoras do Programa Grana Preta pelo Instituto Conectwoo, pós graduanda em Direitos Humanos e Direitos Etnicos Sociais.
· Eliana Silva: Idealizadora do Projeto Kaza dy Pretas, formada em Adminstração, pós graducação em Gestão de Pessoas, supervisora na área de logística e proprietária da loja virtual Dy Preta Shopping – comercialização de cosméticos e acessórios, conselheira do Comdepir – Conselho Municipal de Desenvolvimento da Promoção da Igualdade Racial de Ribeirão Preto
· Datas: (sugestões) – sábado: 10 / 17 ou 24 de maio - 2025 – período da tarde
· Onde: Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua: Duque de Caxias nº547 – Ribeirão Preto
· Teremos 3 convidadas, mães com diferentes experiências na maternidade.
· Descritivo: A roda de conversas será compartilhada com experiências de mulheres com diferentes vivências diante da maternidade:
· Mãe de uma filha com necessidades especiais (Down): Esta mãe compartilha sua jornada de cuidado e amor incondicional, enfrentando desafios diários ao lado de sua filha com síndrome de Down. Sua experiência é marcada pela busca constante por inclusão, adaptação e amor.
· Mãe de filho adotivo: Esta mãe vive a experiência de construir uma família através da adoção, enfrentando as particularidades e as emoções envolvidas no processo.
· Mãe solo com dupla jornada de trabalho: Esta mãe vive a realidade de conciliar a maternidade com as demandas de uma carreira profissional. Seu relato traz à tona as dificuldades de gerenciar o tempo, a pressão emocional e as soluções criativas que ela encontra para dar conta de tudo.
· Mãe com filho nascido na juventude: Esta mãe teve seu filho em um momento da vida em que ainda estava em processo de autodescoberta, enfrentando os desafios de crescer junto com o filho. Ela reflete sobre os desafios e as recompensas de ser mãe jovem.
· Mulher adulta sem filhos: Embora não seja mãe, esta mulher compartilha sua experiência de vida sem filhos, abordando temas como escolhas pessoais, questões de saúde, os desafios de viver em uma sociedade que valoriza tanto a maternidade