Mai
17

Workshop "Mulheres como personagem principal no documentário"

Sábado, 17 de Mai de 2025 - 15h30

Em 15 dias

Release workshop


O workshop "Mulheres como personagem principal no documentário" tem como objetivo explorar a construção de personagens femininas em documentários, com foco nos filmes Olhar de Cícera, Estamira e Elena. Durante duas horas de aula, os participantes analisarão como essas personagens, presentes nesses filmes, saem do papel secundário e se tornam protagonistas. Será discutido como esses filmes retratam histórias reais e complexas, além do impacto disso na forma como as mulheres são apresentadas no documentário.


Conteúdo Em Estamira, o público acompanha a vida de uma mulher que enfrenta problemas de saúde mental e extrema pobreza, enquanto Elena conta a história de uma jovem de classe média alta que se suicidou, e sua irmã busca respostas para entender o que aconteceu. Já em Olhar de Cícera, uma professora aposentada leva os espectadores a compreenderem melhor o cotidiano do acampamento Marielle Vive! onde ela vive.


A partir dessas histórias, o workshop propõe uma reflexão sobre as relações humanas e como o documentário pode apresentar realidades de forma única.


Metodologia Durante o workshop, será promovido um bate-papo sobre esses documentários e como eles capturam a essência das personagens femininas, suas dores, afetos e lutas em seus respectivos ambientes, de maneira autêntica e sensível.


Público-Alvo O workshop é destinado a cineastas, estudantes de cinema, pessoas interessadas em documentários e aqueles que desejam compreender como retratar personagens femininas no audiovisual.


Ministrante


Marcela Servano é ribeirão-pretana, pós-graduada em Roteiro Audiovisual pela FAAP e formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atuou como assistente de roteiro no documentário Olhar de Cícera (Proac 2022) e da série documental “Cena Inquieta”, foi roteirista de “Múltiplos olhares para uma mesma história “e “Festival de Inverno de Ouro Preto “para a SescTV. Roteirizou os curtas “Atrás dos seus olhos” e “Onde a Coruja faz o seu ninho”.


Participou de diversos laboratórios, como "Histórias que Viajam" (2023) e Sesc Novas História (2024) com o longa Assento Preferencial e outros laboratórios internacionais. Em 2024, foi finalista no Série Lab com Infância Interrompida e no Sesc Argumenta com o longa-metragem “Perambula”, também selecionado para o CineMundi da Mostra de Tiradentes 2025.



Data e Horário O workshop terá duração de duas horas e será realizado no dia 17 de maio de 2025, das


15h30 às 17h30, na Biblioteca Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto. Logo após, será exibido o documentário Olhar de Cícera, às 13h30, no mesmo local.


Endereço: R. Duque de Caxias, 547 - Centro, Ribeirão Preto - SP, 14015-020 Horário: 15h30 às 17h30


Os interessados estão convidados a participar do workshop para entender como o documentário pode dar visibilidade às mulheres e suas histórias, além de refletir sobre como essas narrativas contribuem para uma compreensão mais profunda de questões sociais e humanas.


Referências bibliográficas


Bezerra, C. (2013). A dramaturgia do documentário: a questão da personagem. In: Revista de Cinema da UFRB, n. 6.


Bernardet, J.-C. (1985). Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Brasiliense.Brait, B. (2006). A personagem. São Paulo: Ática.Comolli, J.-L. (2008). Ver e poder: a inocência perdida – cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG.


Goffman, E. (2014). A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes.


Holanda, K. (2004). Documentário brasileiro contemporâneo e a micro-história. Revista Devires, vol 2, no. 1, p. 86-101. Belo Horizonte, jan-dez, 2004.


Holanda, K. (2019). O outro lado da lua no cinema brasileiro. In: Holanda, Karla (org.). Mulheres de cinema (pp. 137-157). Rio de Janeiro: Numa editora.


Holanda, K. (2019). Personagens femininas no documentário brasileiro. In: Holanda, Karla (org.). Há sempre um nome de mulher: olhares feministas para o documentário brasileiro (pp. 116 -127). Rio de Janeiro: Labcom.


Lins, C. (2009). Rua de mão dupla: documentário e arte contemporânea. In: Maciel, Katia (org.). Transcinemas (pp. 327-339). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria.Ramos, F. P. (2012).


A mise-en-scène do documentário: Eduardo Coutinho e João Moreira Salles. In: Revista Rebeca. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 16-53.


Webgrafia CATÁLOGO Documentário Brasileiro. Disponível em https://documentariobrasileiro.com.br